A pesquisa propõe a reflexão sobre a camada simbólico-cultural da cidade mediada por dispositivos digitais, na perspectiva da educação patrimonial e do patrimônio virtual. Tem como metodologia a elaboração e análise de aplicativos de patrimônio virtual imersivos e em mídias locativas sobre a cidade do Rio de Janeiro. Os aplicativos deverão ser baseados em cartografia e na modelagem digital dos objetos, constituindo uma coleção que servirá para apoio didático para o ensino de arquitetura, história e para a educação patrimonial.
A partir do estudo de referências de ambientes patrimoniais diversos, da construção de repertório técnico, e da pesquisa documental e iconográfica sobre edificações e espaços patrimoniais cariocas, o objetivo é criar, pelo método experimental de produção de protótipos, interações digitais que ajudem a perceber e reinterpretar os documentos e vestígios físicos desses espaços a partir de suas relações com a cidade atual e com a cidade no tempo em que foram inseridos.
O desenvolvimento dos aplicativos conduzirá ainda a reflexão sobre a função do aparelho digital na interpretação e na operação da cidade contemporânea, bem como outras questões inerentes à constituição da sua camada simbólica. A criação dos aplicativos, desde a modelagem até a programação da interação, além de instrumento metodológico de investigação, será documentada para posterior disponibilização, facilitando que diferentes grupos sociais se apropriem dessas técnicas para representar seus próprios conjuntos patrimoniais específicos.
Status:
Tags:
Equipe
Coordenação
Pesquisadores
- Maria Cristina Cabral
- Naylor Vilas Boas
- Thiago Leitão
- Aline Cristina Fortunato Cruvinel
- Letícia Bedendo Campanha Pires
- Luisa da Cunha Teixeira
- Maria Clara Palermo Meliande
- Isabel de Oliveira Arving Serra
- Rayane Pinto Gomes
- Erivelton Muniz da Silva
- Luiza Fischer Costa Vallone