Segre foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ e do LAURD, e contribuiu imensamente com seu brilhante intelecto, vasta cultura e aguçada percepção, na forma de uma intensa produção de livros, artigos, palestras e aulas – sempre da mais alta qualidade e relevância – para a formação de diversas gerações de arquitetos e urbanistas, entre eles os pesquisadores que atuam e atuaram no Laboratório.
Mais do que isso, nós, seus colegas de trabalho, certamente sentiremos falta da sua generosidade na colaboração acadêmica, que levou diversos deles ao privilégio de termo, no bem humorado mestre, um amigo – insubstituível em ambos os papéis.
Graduou-se em – Universidad de Buenos Aires (1960), doutorado em História da Arte pela Universidade de Havana (1990) e doutorado em Urbanismo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (1997). Conselheiro consultivo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da arquitetura, urbanismo, teoria da arquitetura e urbanismo, historia do urbanismo e arquitetura contemporânea. No ano 1994 foi inserido no PROURB/FAU/UFRJ como professor titular visitante, e obteve em 1998 a vaga de Professor Titular na FAU/UFRJ. Como bolsista do CNPq desde o ano 1995, desenvolveu uma série de pesquisas sobre a cidade do Rio de Janeiro e de Havana. Com a criação do LAURD (Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital), foram elaborados diversos CDRom, sobre o centro colonial das duas cidades citadas; uma análise de 15 intervenções da Prefeitura do Rio de Janeiro no Programa Favela Bairro (1999); e um estudo sobre o Ministério da Educação e Saúde (MES), contido em um CDRom (2005). Também foi elaborado o conteúdo teórico do dossiê que apresentará o IPHAN para solicitar a UNESCO a declaratória de Patrimônio Cultural da Humanidade (2009). No LAURD, se desenvolveram várias pesquisas sobre o centro do Rio, o Morro do Castelo e a Avenida Getúlio Vargas, assim como um trabalho de fotogrametria nos prédios da Praça XV. Foram publicados 62 livros e folhetos, assim como 400 artigos sobre a arquitectura e o urbanismo da América Latina e o Caribe. Em 2005, o professor Segre foi aposentado compulsoriamente na FAU/UFRJ, e continuou ministrando aulas no Mestrado e no Doutorado do PROURB. Professor titular consultante da Faculdade de Arquitetura do Instituto Politécnico de Havana. Ministrou cursos e conferências em universidades de América Latina, Estados Unidos e Europa. Em 2009 ministrou um curso na Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Organizou o 8o Seminário Nacional DOCOMOMO Brasil, com 500 participantes e 11 convidados estrangeiros. Pesquisador 1A do CNPq. Pesquisador emérito da FAPERJ 2010-2011.
Participação no LAURD
- Professor Prourb
Tags:
Pesquisas
- Centralidade Urbana do Rio de Janeiro
- Evolução dos sistemas simbólicos das cidades latino-americanas
- Ícones urbanos e arquitetônicos no Rio de Janeiro
Trabalhos
- Havana Colonial
- Rio Colonial
- Urban Heroes
- Viva Centro – Niterói
- Ministério da Educação e Saúde 1936-1945
Artigos
- A Reconstrução de um Olhar: Modelagem Tridimensional das Antigas Rotundas dos Panoramas do Rio de Janeiro
- Investigação Digital dos Projetos do MESP: A Busca dos Vestígios do Modernismo Brasileiro
- Espacios y Tiempos de Buenos Aires – Volumen 1
- O Processo de Desenvolvimento da Ferramenta Cidade Interativa
- Os Panoramas Multi-Layer: um Hiperdocumento Iconográfico da História da Cidade do Rio de Janeiro
- A Interface Viva Centro- Niterói/RJ: Interdisciplinaridade e Análise Urbana
- O Panorama Digital: Costuras Urbanas nas Centralidades do Rio de Janeiro
- Os Caminhos Projetuais até Agache: Propostas para a Ocupação da Esplanada do Castelo no Rio de Janeiro (1920-1928)
- The Center of Rio de Janeiro: Urban Cultural Paradoxes
- Brasília 50 anos: da cidade ideal à cidade real
- A perda de um ícone do Movimento Moderno carioca: Hospital Universitário da UFRJ
- O Ministério da Educação e Saúde Pública (1935‐1945): As inovações climáticas e tecnológicas
- Panoramas Multi-Layer e computação Gráfica: Uma “outra” interpretação para a História Urbana
- O Panorama sequencial: um passeio virtual pela Rua da Carioca no Rio de Janeiro nos séculos XIX-XX